CBF retira vaga para Libertadores, amplia limite de trocas e lança tabela do Brasileirão 2026
- 16/12/2025
O Brasileirão Betano terminou há cerca de 10 dias, com a firmação do título do Flamengo, além das classificações para a Copa Libertadores, Sul-Americana e os quatro rebaixados: Sport, Juventude, Ceará e Fortaleza. Porém, a tabela e regras importantes da próxima temporada já foram lançadas.
Nesta segunda (16), a CBF anunciou as 38 rodadas do torneio em 2026, além do Regulamento Específico da Competição e o Plano Geral de Ações. Além de detalhar datas e mandos de campos de todas as partidas, também há mudanças importantes envolvendo vagas e regras importantes.
Brasileirão diminui vagas para a Libertadores
Em relação à divisão de vagas para a Libertadores, os quatro primeiros e o campeão da Copa Betano do Brasil estarão classificados para a fase de grupos. Já o quinto e o vice campeão da Copa irão para a pré-Libertadores. Ainda mais, se um clube ganhar uma vaga na Libertadores via Brasileirão e Copa, ele pode escolher a melhor opção.
Caso um clube brasileiro vença a Libertadores, algo que vem acontecendo nos últimos sete anos, a vaga extra será preenchida via Brasileirão, com o quinto lugar indo de forma direta e o sexto ganhando a chance de jogar a pré.

Em outra situação, se um time vencer a Copa Betano do Brasil e já tiver a vaga na Libertadores, esse lugar direto vai para o vice do torneio mata-mata. Assim, a vaga do vice da Copa vai para o melhor colocado do Brasileirão que não está na zona de classificação.
Aumento de limite em relação à mudança de um jogador
Outra regra importante tem a ver com o limite de partidas para que um jogador possa trocar de clube com o torneio em curso. Até este ano, o atleta não poderia se transferir após realizar sete jogos. A partir da próxima temporada, o limite chega a 12.
Outra informação importante é que a primeira rodada do torneio em 2026 acontece nos dias 28 e 29 de janeiro. O Flamengo, por exemplo, estreia no Morumbis, contra o São Paulo. Segundo colocado, o Palmeiras inicia como finalizou a edição deste ano, contra o Atlético-MG, na Arena MRV.
Ainda mais, a rodada de abertura já tem marcado os seguintes jogos: Fluminense x Grêmio, Botafogo x Cruzeiro, Corinthians x Bahia, Mirassol x Vasco, Internacional x Athletico-PR, Coritiba x Red Bull Bragantino, Vitória x Remo e Chapecoense x Santos.















