Flamengo busca reescrever a história em choque geracional para destronar o Corinthians de Tite, em 2012
- 16/12/2025
O Flamengo joga para reescrever a história! Nesta quarta-feira (17), o Mengão enfrenta o poderoso PSG, da França, e pode se tornar bicampeão mundial, igualando o título conquistado no ano de 1981.
A bola rola a partir das 14h (horário de Brasília), em partida que terá transmissão ao vivo do Bolavip Brasil, com o lance a lance. O Mengão pode fazer o Brasil voltar a conquistar a Copa Intercontinental após 13 anos.
O último time campeão mundial foi o Corinthians, que até então comandado por Tite, derrotou o Chelsea em 2012 e levantou a taça. Acontece que há um choque geracional muito grande de lá pra cá, com muitas diferenças entre os times.
O tal do choque de gerações
Com 13 passados, o futebol é outro, inclusive financeiramente. Hoje, o Brasil vê muitos jogadores que fizeram sucesso na Europa vindo atuar no Brasil. Para se ter noção, Jorginho, em 2012, estava atuando em seu primeiro time profissional: o Hellas Verona. Apenas em 2018 ele chegou ao Chelsea.
Hoje se investe mais. O próprio Flamengo é um time com muitos mais investimentos do que era aquele Corinthians. Com Tite no auge naquele ano, o auge era a parte tática, embora tivesse ótimos jogadores, como Paulinho, Emerson Sheik, Guerrero, Danilo e Cássio, esse último eleito o melhor jogador da competição.

O Flamengo que vai disputar a final com o PSG é muito mais técnico, mas os times europeus também cresceram muito no mesmo sentido. O PSG do técnico Luis Enrique, que mandou um recado ao Mengão, acompanhou a evolução do futebol e vive uma geração sendo um dos principais times do mundo.
Treinadores com experiências diferentes
Embora Tite vivesse o auge, ele também já era um técnico experiente, que já havia passado por muitos times do Brasil e trabalhado fora do Brasil. Filipe Luís, que mantém mistério na escalação para a final, apesar do sucesso, tem quase dois anos como técnico profissional. Isso não quer dizer nada, mas mostra uma nova geração de treinadores também.















