Paulo Pezzolano será o sexto treinador estrangeiro do Internacional com o presidente Alessandro Barcellos

  • 18/12/2025
Técnico uruguaio terá sua segunda experiência no comando de uma equipe brasileira; a primeira foi o Cruzeiro

O Internacional acertou com o uruguaio Paulo Pezzolano para comandar a equipe na próxima temporada, o que reforça a preferência do presidente Alessandro Barcellos por profissionais de fora do país no banco de reservas.

Com a chegada de Pezzolano, Barcellos alcança a marca de seis técnicos estrangeiros em seis anos à frente do clube. O uruguaio será o nono treinador do período, o que significa que 66,66% dos comandantes escolhidos pelo presidente não são brasileiros.

Antes de Pezzolano, o Inter já havia sido treinado pelos uruguaios Diego Aguirre e Alexander Medina, pelo espanhol Miguel Ángel Ramírez e pelos argentinos Eduardo Coudet e Ramón Díaz.

Brasileiros tiveram passagens pontuais

O primeiro técnico da era Barcellos foi Abel Braga, atual diretor técnico do clube. Ídolo colorado, ele havia sido contratado ainda na gestão Marcelo Medeiros e foi mantido para concluir o Brasileirão de 2020, estendido até 2021 em razão da pandemia.

Abelão retornou posteriormente para substituir Ramón Díaz nas rodadas finais do Brasileirão, com a missão de evitar o rebaixamento, objetivo que foi alcançado. Além dele, Mano Menezes e Roger Machado foram os outros treinadores brasileiros sob a presidência de Barcellos.

Mano e Roger, inclusive, foram os únicos a permanecerem mais de um ano no cargo. Mano Menezes ficou 455 dias no comando, 24 a mais que Roger Machado, que acabou sendo o único treinador a conquistar um título no período: o Campeonato Gaúcho desta temporada.

Paulo Pezzolano no comando do Cruzeiro. Foto: Gilson Junio/AGIF
Paulo Pezzolano no comando do Cruzeiro. Foto: Gilson Junio/AGIF (Foto: Reprodução)
Paulo Pezzolano no comando do Cruzeiro. Foto: Gilson Junio/AGIF

Desafio inédito para Pezzolano

Mesmo com tantas trocas, Barcellos jamais conseguiu manter o mesmo treinador durante toda a temporada, de janeiro a dezembro. Pezzolano chega ao Beira-Rio justamente com esse desafio, tentando dar estabilidade a um cargo historicamente instável na atual gestão.

O Inter será o segundo clube brasileiro comandado por Pezzolano, que entre 2022 e 2023 dirigiu o Cruzeiro e conduziu o time de volta à Série A. O uruguaio também passou por Torque e Liverpool, no Uruguai, Pachuca, no México, Valladolid, na Espanha, e Watford, da Inglaterra, onde fez apenas 10 jogos antes de sair.

FONTE: https://br.bolavip.com/internacional/paulo-pezzolano-sera-o-sexto-treinador-estrangeiro-do-internacional-com-o-presidente-alessandro-barcellos


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Participe atraves do nosso Whatssap adicione aí (21) 96741 6924

Top 5

top1
1. Clarity of Mind

vSpy vSpy

top2
2. Use Your Head

vSpy vSpy

top3
3. Free

Donavon Frankenreiter

top4
4. Diamonds On The Inside

Ben Harper

top5
5. Truganini

Midnight Oil

Anunciantes